[INTRO] Arcano 0 - O Louco


Gostaria hoje de trazer um pouco sobre o arcano até entao numerado como O/ZERO. Se trata do arcano THE FOOL/O BOBO/ O LOUCO. É um arcano interessante, principalmente quando se sente as emoções que seu simbolismo pode passar. No meu caso, demorei, e ainda demoro um pouco pra sentir o significado pleno, mas o mais interessante foi quando ao ver esse arcano há alguns dias atrás, eu senti em mim um frio na barriga, como se fosse eu quem estivesse prestes a pular do precipício, assim como esse arcano se apresenta na lâmina do tarot.
No sentido de interpretação, O LOUCO está ligado a REALIDADES NOVAS, a ÍMPETOS DE MUDANÇA. Na minha opinião, eu vejo alguem descompromissado com o passado, disposto a arriscar o pouco que tem em algo novo. Outro ponto muito interessante é a aparente ausência de medo. Talvez pela inocência desse arcano, o medo não tenha como se manifestar, uma vez que esse sentimento se trata de algo racional, embora alguns não concordem, o medo é sempre racional. É como se A prejudicasse B e por isso acontece C. Esse ''C'' seria o nosso medo. Existe uma pequena equação racional por trás de um medo, por mair absurdo que seja os termos ''A'' e ''B'', sempre há algo compreensivel, ou no mínimo, entendível.
Enfim.... a ausência de medos ou couraças estão bem caracterizadas nesse arcano. Não há na expressão facial algo que denote preocupação ou nenhum sentimento negativo. Seu corpo está leve, e consigo há um cão.... esse que ja foi visto como vestígio da consciencia, como companheiro, como aquele que o persegue como se fosse uma caça, ou um inimigo. Novamente, na minha opinião, isso se trata de um companheiro, fiel, assim como Dom Quixote e seu cavalo, ou Pica-pau e pé de pano... algo assim. Parece ser uma relação muito amigável.
Alguns elementos interessantes: Se considerarmos o tarot como uma trajetória do nosso herói, tido como o arcano 0, veremos uma evolução interessante nessa perspectiva. A começar que somente 3 arcanos do tarot de waite possuem o mesmo elemento. Trata-se da pena, presente no ARCANO 0, ARCANO 13 E ARCANO 19, mostrando uma possivel evolução e estágios diferentes na vida.
Segundo ponto: O cenário gélido desse arcano nos remete ao ambiente muito familiar do ARCANO 9, o Eremita.
Esses são alguns pontos interessantes. Os arcanos os quais mencionei, trabalharei melhor seu nome e significado e relação com o ARCANO 0, para o momento, ficam somente algumas relações e observações. Ainda preciso amadurecer melhor a ideia e interpretação dessas relações.
  

AMBIENTE DO EREMITA E SUA CORRESPONDECIA NO ARCANO O